As locomotivas de trincheira
da I Guerra Mundial:
o lado inglês


  A 203 foi utilizada na construção da EF Palmares-Osorio

Sergio Martire

Já focalizamos as locomotivas utilizadas pelo Exército Imperial Alemão, as chamadas Brigadiers, utilizadas no fronte europeu (ver “Prisioneiras de Guerra”, na página “Matérias”).
Em nossa busca das locomotivas a vapor para o Projeto Memória Ferroviária, encontramos outras duas locomotivas que pelo projeto original deveriam ter sido utilizadas pela Força Expedicionária Britânica durante a Primeira Guerra Mundial 1914-1918.
Durante o conflito o Departamento de Guerra Britânico encomendou aos fabricantes britânicos uma série de locomotivas a vapor que seriam utilizadas nos transportes entre as trincheiras do fronte ocupado pelas forças britânicas em território europeu.
As especificações eram aquelas mesmas dos exércitos francês, do Império Austro Húngaro e do Império Alemão: as locomotivas deveriam ser robustas, facilmente reparáveis, de pequeno porte e na bitola de 600 mm, utilizada por todas as tropas beligerantes, facilitando a tomada do material rodante do inimigo. Era o conceito utilizado por todos os participantes da guerra.
A empresa The Hunslet Engine Co, de Leeds, recebeu uma parte significativa de tal encomenda, entregando dentro do prazo ao Departamento de Guerra Inglês. Porem as locomotivas a vapor chegaram tarde demais para participar do conflito. O governo inglês vendeu o acervo em hasta pública, participando de tal leilão quase todas as empresas de construção de locomotivas a vapor existentes nas ilhas britânicas.
A Hunslet recomprou uma quantidade das locomotivas, pois após 1918 a procura era muito grande, devido à reconstrução nos paises beligerantes.

A 203

Das duas locomotivas Hunslet por nós encontradas, uma está preservada em Gravataí, no Rio Grande do Sul, no Parque Pampas Safári, juntamente com dois carros de passageiros. A locomotiva, de prefixo 203, que era parte de um lote de quatro unidades, todas na bitola de 600 mm, fornecidas pela Hunslet para o construtor da Estrada de Ferro de Palmares a Osório, no Rio Grande do Sul, erradicada nos anos 60.
A 203 tem rodagem 4-6-0T e conserva a placa de identificação do fabricante com o numero de fabricação 1312 e o ano 1918, assim como a placa de identificação do Departamento de Guerra Britânico ROD No 2340. Ela não necessitou de maiores modificações pois as quatro foram utilizadas em uma ferrovia que estava sendo construído na bitola de 600 mm, também chamada na época de ferrovia colonial, de baixo custo de construção e com poucos acidentes geográficos.
Juntamente com a construção o empreiteiro forneceu carros de passageiros construídos pela empresa Trajano de Medeiros do Rio de Janeiro, com trucks de quatro rodas.


  A 10 foi bastante modificada desde sua fabricação.

Em Alagoas

A outra locomotiva encontrada tem uma história mais complexa. Recomprada pela Hunslet ela permaneceu ate 1921 nas dependências da fábrica, aguardando utilização.
A empresa inglesa Robert Hudson a comprou e enviou para a Usina Leão Utinga em Rio Largo, Alagoas, onde recebeu o número 10.
Existe uma polêmica entre os especialistas sobre os serviços executados  na locomotiva pela Hunslet ou por Robert Hudson. Alguns historiadores dizem que Robert Hudson modificou a bitola original de 600mm para um metro e que o chassis foi invertido na parte de trás. Outros dizem que a própria Hunslet modificou a bitola original de 600mm para um metro, instalando um depósito de carvão maior, uma nova cabine, uma nova sela para a caixa de fumaça,  suportada por um chassis alargado e uma nova caldeira com maior capacidade. A locomotiva foi batizada com o nome de “Pão Amarelo”.
Em uma outra modificação efetuada pela Usina Leão Utinga, a locomotiva que era de rodagem 4-6-0T passou para  0-6-2T.
A Usina Leão Utinga vendeu a No 10 para Usina Laginha na década de 50.

As especificações das duas locomotivas estão no quadro que se segue.

Fabricante HUNSLET ENGINE CO.

Prefixo                                         203                      10
Numero de fabricação                1312                  1313
Ano de fabricação                      1918                   1921
Rodagem                                  4-6-0T               0-6-2T
Bitola mm                                    600                  1.000 
Comprimento mm                      5.700                 5.200   
Diâmetro das Rodas mm               600                   600
Diâmetro cilindro mm                   350                    370
Curso do pistão mm                     320                   400
Diâmetro Caldeira  mm                800                    960

 

Veja também:     

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Locomotiva terra-trilho?


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