Abandono nas usinas de Campos

Conceiçao de Macabu: esta Baldwin de 1919 ainda conserva a placa de origem

s usinas de cana de açúcar do Norte do estado do Rio de Janeiro até hoje abrigam algumas relíquias da era do vapor. O uso da ferrovia nestas usinas foi intenso e as linhas que chegavam aos canaviais eram em bitola métrica. Algumas usinas importavam diretamente seus equipamentos e outras compraram suas máquinas da Estrada de Ferro Leopoldina, quando esta fez a substituição do vapor pelas diesel-elétrica. 

 

 

 

 

 

 

Conceiçao de Macabu: o mato tomou conta da máquina esquecida num canto da usina.

Hoje o setor canavieiro vive em decadência. As usinas estão endividadas e muitas simplesmente faliram. A ferrovia não é mais usada para levar a cana da plantação à usina. As linhas foram erradicadas e o pouco serviço que ainda resta é feito por caminhão. Algumas velhas locomotivas permanecem esquecidas nos pátios das usinas. Em Conceição de Macabu, a 100 quilômetros de Campos, a usina Victor Sence, com falência decretada, ainda abriga duas máquinas Baldwin. Uma tipo Consolidation (2-8-0) coberta de mato e outra 2-4-2T caindo literalmente aos pedaços. Algumas prefeituras disputam o privilégio de ficar com os equipamentos, embora geralmente falte dinheiro para sua preservação.

O Sesc-MG também quer adquirir as locomotivas para reformar e colocar em operação na colônia de férias que mantém naquela região. Mas como a usina está em processo falimentar, o destino das locomotivas - assim como a venda de qualquer ativo - depende de autorização judicial. Outras duas locomotivas 0-4-0 estão na usina do Outeiro, em Cardoso Moreira, a 20 quilômetros de Campos. Uma delas está abandonada no pátio, sem placa ou qualquer tipo de identificação. 

Usina do Outeiro: esta pequena locomotiva de manobra é provavelmente uma Henschel  alemâ

A outra - também sem nenhuma placa - orna a frente da casa do dono da usina, Evaldo Inojosa - que foi presidente do extinto Instituto Brasileiro do Açúcar e do Álcool (IAA). Mas estes são apenas alguns exemplos. O tesouro abandonado pelas usinas de cana do Norte Fluminense ao Sul do Espírito Santo é bem maior e ainda não foi mapeado.

Usina do Outeiro: adorno abandonado ao tempo na casa do usineiro.