Apoio da população


  Locomotiva a vapor 242 T estacionada na Companhia Brasileira de Álcool e   Açúcar em Icém (SP)

Interessados na preservação das locomotivas a vapor colaboram com o Memória Ferroviária na localização das máquinas 

A pesquisa de campo realizada pelo Projeto Memória Ferroviária vem tendo como resultado algumas surpresas e descobertas importantes. Em Minas Gerais e em São Paulo os caça–locomotivas — como são chamados o especialista em locomotivas Sérgio Martire e o fotógrafo Américo Vermelho — foram contatados por pessoas interessadas na identificação das locomotivas a vapor que ainda existem no Brasil, ganhando novos adeptos ao projeto. “O trabalho está se desenvolvendo e arrecadando muitas informações até mesmo através de e-mails”, revelou Martire.Segundo ele, foi grande a receptividade nos dois primeiros estados visitados. “Leitores da RF e interessados na preservação desse patrimônio histórico participam da busca com revelações importantes para a localização das máquinas.” Um exemplo neste sentido foi a descoberta, através de informações de pessoas não pertencentes ao projeto, da existência de três locomotivas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.


  Locomotiva a vapor exposta em uma estação em Pontal (SP)

A partir da pesquisa de campo para o registro e catalogação das máquinas, é elaborada uma listagem determinando o trajeto a ser percorrido pela dupla em cada cidade. Durante a passagem pelo estado de São Paulo, os organizadores do projeto souberam, por acaso, da existência de locomotivas nas cidades de Icém (SP), Pontal (SP) e em Caarapó (MS).

Informação preciosa

“Estávamos fotografando em São Paulo, no município de Dumont e um rapaz veio nos dar informações sobre uma locomotiva localizada na cidade de Icém”, disse o especialista. Segundo ele, a equipe retornou cerca de 500 km em seu itinerário original para registrar a locomotiva a vapor de número 3, com rodagem de 242 T (a letra T significa que o tanque da locomotiva localiza-se ao lado da caldeira).
A máquina está estacionada em uma usina de açúcar da cidade chamada Companhia Brasileira de Álcool e Açúcar há seis anos. Foi construída pela fábrica alemã Orestein & Koppel (a mesma fabricante da locomotiva do tipo Brigadier utilizada durante a I Guerra Mundial) em 1924 para atuar na usina de Itapentingi, na Bahia. Na opinião de Martire, o mais intrigante é que nunca existiu uma ferrovia na usina de Icém. “Não sabemos como e porque a Maria Fumaça foi parar naquele lugar. Sabemos que antes de chegar à cidade, a locomotiva estava na usina Santa Terezinha, em Água Preta (PE).”


 Locomotiva a vapor de 1910 localizada através de e-mail de um leitor da RF em Caaparó (MS)

O mesmo ocorreu durante a pesquisa de campo na cidade de Ribeirão Preto, quando o especialista também foi avisado por um jovem sobre a existência de uma locomotiva a vapor em Pontal (SP). A máquina está estacionada na Estação Francisco Schmidt, pertencente à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Construída pela inglesa Kerr, Stuart e Company, o número de fabricação da Maria Fumaça é 1195 e o tipo é 040 ST (que significa Tanque em Cela – o tanque da locomotiva está em cima da fornalha e da caldeira).
Martire conta que, provavelmente, a locomotiva chegou ao Brasil logo depois de ser construída em 1912. “A fazenda possuía uma ferrovia particular por onde eram escoadas as sacas de café até a Estação Ferroviária Francisco Schmidt, da Companhia Mogiana.”

Restam 12

No total, 194 locomotivas deste tipo foram construídas pela fabricante inglesa na época. Hoje restam cerca de 12 máquinas em todo o mundo. “Quatro delas estão localizadas no Brasil, uma em Paranapiacaba (SP), uma em Pontal (SP), uma em Mafra (SC) e uma em Ponta Grossa (PR).” O especialista atesta a boa conservação da máquina. Hoje, a fazenda é responsável pela plantação de cana-de–açúcar, mas, de acordo com o especialista, a locomotiva nunca atuou no transporte do produto agrícola.


  Estação Ferroviária Francisco Schmidt em SP

Através de um e-mail de um leitor da RF, a equipe soube da existência de uma locomotiva a vapor localizada em uma fazenda em Caarapó, cidade próxima ao município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O projeto ainda não fotografou a máquina, mas o especialista afirma que ela está bem conservada. “Pelas fotos que o leitor nos enviou foi possível identificar algumas características da máquina, como, por exemplo, a bitola de 60 cm.”
A Maria Fumaça foi construída em 1910 pela fabricante alemã Orestein & Koppel. De acordo com informações dos moradores da fazenda, a locomotiva atuava no transporte de erva mate das plantações próximas à cidade de Caarapó até o Rio Bocaja (MS), de onde o produto era levado até o Rio Amambaí (MS) – um afluente do Rio Paraná – para enfim ser exportado para a Argentina e o Uruguai.