Apoio da população
Interessados na preservação das locomotivas a vapor colaboram com o Memória Ferroviária na localização das máquinas A pesquisa de campo realizada pelo Projeto Memória Ferroviária vem tendo como resultado algumas surpresas e descobertas importantes. Em Minas Gerais e em São Paulo os caça–locomotivas — como são chamados o especialista em locomotivas Sérgio Martire e o fotógrafo Américo Vermelho — foram contatados por pessoas interessadas na identificação das locomotivas a vapor que ainda existem no Brasil, ganhando novos adeptos ao projeto. “O trabalho está se desenvolvendo e arrecadando muitas informações até mesmo através de e-mails”, revelou Martire.Segundo ele, foi grande a receptividade nos dois primeiros estados visitados. “Leitores da RF e interessados na preservação desse patrimônio histórico participam da busca com revelações importantes para a localização das máquinas.” Um exemplo neste sentido foi a descoberta, através de informações de pessoas não pertencentes ao projeto, da existência de três locomotivas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A partir da pesquisa de campo para o registro e catalogação das máquinas, é elaborada uma listagem determinando o trajeto a ser percorrido pela dupla em cada cidade. Durante a passagem pelo estado de São Paulo, os organizadores do projeto souberam, por acaso, da existência de locomotivas nas cidades de Icém (SP), Pontal (SP) e em Caarapó (MS). Informação preciosa “Estávamos fotografando em São Paulo, no município de Dumont e um rapaz veio nos dar informações sobre uma locomotiva localizada na cidade de Icém”, disse o especialista. Segundo ele, a equipe retornou cerca de 500 km em seu itinerário original para registrar a locomotiva a vapor de número 3, com rodagem de 242 T (a letra T significa que o tanque da locomotiva localiza-se ao lado da caldeira).
O mesmo ocorreu durante a pesquisa de campo na cidade de Ribeirão Preto, quando o especialista também foi avisado por um jovem sobre a existência de uma locomotiva a vapor em Pontal (SP). A máquina está estacionada na Estação Francisco Schmidt, pertencente à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Construída pela inglesa Kerr, Stuart e Company, o número de fabricação da Maria Fumaça é 1195 e o tipo é 040 ST (que significa Tanque em Cela – o tanque da locomotiva está em cima da fornalha e da caldeira). Restam 12 No total, 194 locomotivas deste tipo foram construídas pela fabricante inglesa na época. Hoje restam cerca de 12 máquinas em todo o mundo. “Quatro delas estão localizadas no Brasil, uma em Paranapiacaba (SP), uma em Pontal (SP), uma em Mafra (SC) e uma em Ponta Grossa (PR).” O especialista atesta a boa conservação da máquina. Hoje, a fazenda é responsável pela plantação de cana-de–açúcar, mas, de acordo com o especialista, a locomotiva nunca atuou no transporte do produto agrícola.
Através de um e-mail de um leitor da RF, a equipe soube da existência de uma locomotiva a vapor localizada em uma fazenda em Caarapó, cidade próxima ao município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O projeto ainda não fotografou a máquina, mas o especialista afirma que ela está bem conservada. “Pelas fotos que o leitor nos enviou foi possível identificar algumas características da máquina, como, por exemplo, a bitola de 60 cm.”
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