As Sulistas


  Locomotiva modelo América e bitola de 76 cm estacionada no Shopping Estação em Curitiba (PR)

Projeto Memória Ferroviária inicia busca de locomotivas a vapor na região Sul do País, que abriga cerca de 69 máquinas 

No mês de outubro foi iniciada a segunda etapa do Projeto Memória Ferroviária. Após a conclusão do trabalho de campo em São Paulo e Minas Gerais os caça-locomotivas — o especialista em locomotivas, Sérgio Martire e o fotógrafo Américo Vermelho —, partiram para a região Sul do País. Durante cerca de um mês serão fotografadas 69 locomotivas em 33 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sérgio Martire tem boas expectativas em relação à esta nova fase do projeto. “Vamos mostrar para o grande público locomotivas a vapor pouco conhecidas. Acredito que a maioria está bem conservada, pois muitas máquinas localizadas na região sul ainda operam em trens turísticos.”
A primeira parada é em Curitiba (PR), onde duas máquinas estão estacionadas no Shopping Estação. Uma delas é conhecida pelo número 38 do tipo 040 Whelswitcher, construída pelo fabricante inglês RogerSun Company Wolverhameton em 1888. De acordo com diretor Administrativo Regional da ABPF do Paraná, Carlos Dias Corrêa Augusto, a locomotiva que possui número de fabricação 736 e bitola de 60 centímetros no passado teve como principal função o transporte de carvão na região carbonífera de Wenceslau Braz (que abrange as cidades de Criciúma, Siderópolis e Urussanga, em Santa Catarina).

No shopping

A máquina estava exposta em uma praça pública no município de Wenceslau (PR) e foi transferida pela equipe do shopping para Curitiba há cinco anos. “Observamos que a locomotiva estava mal conservada e exposta a atos de vandalismos. Com isso, entramos em entendimento com a Prefeitura de Wenceslau para que fosse autorizada a retirada da máquina da cidade”, explica Augusto.
A segunda locomotiva em exposição no shopping é conhecida pelo número 19. Com bitola de 76 centímetros, a máquina a vapor atuava no transporte de passageiros na cidade de São João Del Rey (MG) pela Estrada de Ferro Oeste Minas. Fabricada pela Baldwin Locomotives Works em 1908, a máquina do modelo América é identificada pelo número 32878.
Após anos de operação, a locomotiva aposentou-se em 1975 e ficou exposta no Parque Barigüi, em Curitiba. Segundo o diretor, em razão dos inúmeros atos de vandalismo a Prefeitura acabou por retirar a locomotiva do parque. ”A reforma da locomotiva foi patrocinada pelo Shopping Estação e atualmente, encontra-se exposta no Museu Ferroviário, localizado no próprio estabelecimento.


  Locomotiva que opera em trens turísticos em Tubarão (SC) produzida pela Alco em1941

Trens turísticos

Na cidade de Tubarão (SC), quatro locomotivas a vapor operam trens turísticos, realizando os trajetos entre Tubarão-Criciúma (no inverno) e Tubarão-Imbituba (no verão). Uma delas do modelo 282 (Mikado) produzida pela American Locomotive Company (Alco) em 1941. “Não sabemos porque a máquina veio para Tubarão. Provavelmente, ela também atuava no transporte de passageiros na Rede Mineira de Viação”, informa José Warmuth Teixeira, presidente da SAL (Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor) e diretor Regional da ABPF de Tubarão.
A segunda locomotiva é uma 405 Eskoda (da antiga Tchecoslováquia), modelo Santa Fé 2-10-2, fabricada em 1949.


  Locomotiva Alco 2-8-2, de 1941, opera turismo entre Rio Negrinho e Rio Natal, em Santa Catarina

A máquina, de propriedade da Ferrocarriles General Belgrano (ferrovia argentina), foi adquirida pela Ferrovia Tereza Cristina no final da década de 70, por ocasião da grande crise mundial do petróleo.
“Com o aumento do preço do petróleo, diversos países priorizaram os transportes alternativos.
No Brasil, investimentos foram destinados à ferrovia para a utilização do carvão mineral existente nas minas da região sul,” explica Teixeira. Ele lembra ainda que no mesmo ano, a FTC comprou outra locomotiva da Ferrocarriles, de modelo Santa Fé 2-10-2 fabricada pela alemã Henschel, que hoje opera no transporte de passageiros em Tubarão.” A quarta locomotiva, de número 05, da empresa alemã Jung foi fabricada em 1954 sob o modelo Mikado 2-8-2. A máquina foi doada pela CSN para atuar na usina termoelétrica da cidade. Após fotografar em Tubarão, os caça-locomotivas vão seguir para Rio Negrinho (SC), onde está localizada uma locomotiva que opera em trens turísticos no trajeto entre aquela cidade e Rio Natal (SC).


  Locomotiva modelo Mikado 156 que realiza o passeio do Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, duas locomotivas a vapor realizam o passeio do Trem do Vinho no trajeto entre a cidade de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Batizado de Maria Fumaça — um Retorno ao Passado, o roteiro turístico é realizado alternadamente pelas locomotivas Mikado 156 (fabricada pela Alco em 1941) e Jung–4, construída em 1954. “A primeira atuava no transporte de carvão mineral na FTC. A segunda operava na usina termoelétrica de Santa Catarina (CSN) e foi doada pelo Museu Ferroviário de Tubarão para a cidade de Bento Gonçalves”, afirma Andréa Zucchi, gerente Administrativa da Giordoni Turismo, empresa responsável pela manutenção do trecho.