As Sulistas
Projeto Memória Ferroviária inicia busca de locomotivas a vapor na região Sul do País, que abriga cerca de 69 máquinas No mês de outubro foi iniciada a segunda etapa do Projeto Memória Ferroviária. Após a conclusão do trabalho de campo em São
Paulo e Minas Gerais os caça-locomotivas — o especialista em locomotivas, Sérgio Martire e o fotógrafo Américo Vermelho —, partiram para a região Sul do País. Durante cerca de um mês serão fotografadas 69 locomotivas em 33 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sérgio Martire tem boas expectativas em relação à esta nova fase do projeto. “Vamos mostrar para o grande público locomotivas a vapor pouco conhecidas. Acredito que a maioria está bem conservada, pois muitas máquinas localizadas na região sul ainda operam em trens turísticos.” No shopping A máquina estava exposta em uma praça pública no município de Wenceslau (PR) e foi transferida pela equipe do shopping para Curitiba há cinco anos. “Observamos que a locomotiva estava mal conservada e exposta a atos de vandalismos. Com isso, entramos em entendimento com a Prefeitura de Wenceslau para que fosse autorizada a retirada da máquina da cidade”, explica Augusto.
Trens turísticos Na cidade de Tubarão (SC), quatro locomotivas a vapor operam trens turísticos, realizando os trajetos entre Tubarão-Criciúma (no inverno) e Tubarão-Imbituba (no verão). Uma delas do modelo 282 (Mikado) produzida pela American Locomotive Company (Alco) em 1941. “Não sabemos porque a máquina veio para Tubarão. Provavelmente, ela também atuava no transporte de passageiros na Rede Mineira de Viação”, informa José Warmuth Teixeira, presidente da SAL (Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor) e diretor Regional da ABPF de Tubarão.
A máquina, de propriedade da Ferrocarriles General Belgrano (ferrovia argentina), foi adquirida pela Ferrovia Tereza Cristina no final da década de 70, por ocasião da grande crise mundial do petróleo.
No Rio Grande do Sul, duas locomotivas a vapor realizam o passeio do Trem do Vinho no trajeto entre a cidade de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Batizado de Maria Fumaça — um Retorno ao Passado, o roteiro turístico é realizado alternadamente pelas locomotivas Mikado 156 (fabricada pela Alco em 1941) e Jung–4, construída em 1954. “A primeira atuava no transporte de carvão mineral na FTC. A segunda operava na usina termoelétrica de Santa Catarina (CSN) e foi doada pelo Museu Ferroviário de Tubarão para a cidade de Bento Gonçalves”, afirma Andréa Zucchi, gerente Administrativa da Giordoni Turismo, empresa responsável pela manutenção do trecho. |